Menu auxiliar

Disco Xepa atenta contra o desperdício de alimentos

qui, 21/08/2014 - 13:25 | Carolina Amorim

20.08.2014
O quanto de alimento é descartado em mercados, feiras e restaurantes de todo o planeta? São 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo por ano segundo o relatório divulgado em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o que gera custos de 750 bilhões de dólares à economia mundial.

Pensando no desperdício, o Slow Food na Alemanha iniciou o movimento  Schnippel Disko em 2012 que transforma legumes e frutas do lixo em refeições para a população. O movimento chegou ao Brasil ano passado  como Disco Xepa  acontecendo em algumas cidades do país. Na próxima sexta 22 às 19h, uma ação do movimento acontece dentro do espaço Rio Gastronomia, no Jockey Club, com realização do Slow Food Zona Norte  cuja consultora do Maravilhas RJ Carol Sá é líder  do convivium.

A programação conta com a exibição do filme “Taste of the waste” ( Sabor do desperdício) , de 2011, dirigido por Valentin Thurn, às 19h  no Cinema com Gosto. Após a sessão, acontece  o debate  com a equipe  do movimento e degustação com alimentos que seriam descartados no Ceasa. O preparo dos alimentos será feito pelos alunos e professores do curso de gastronomia da Unisuam. O Disco Xepa é uma ação contra o desperdício como fonte de informação, educação e conscientização alimentar. O evento é gratuito. As inscrições serão feitas na hora e está sujeito a lotação.

Redação Malagueta

Por Mariana Moraes

Edição de Imagem: Carolina Amorim

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares